Olympus-OM

[OM] Fotômetro Olympus

Subject: [OM] Fotômetro Olympus
From: Francisco Campos <sinclair@xxxxxxxxxx>
Date: Fri, 10 Dec 1999 22:03:25 -0200
        Tirei uma fotos a contraluz em meu apartamento com uma Olympus OM-1,
usando uma 50 mm f/1.4 Zuiko Auto-S. Tive de recorrer às aberturas 1.4 e 2,
com velocidade 60s, para que o ponteiro do fotômetro interno da câmera
ficasse tocando o sinal (-). Ainda assim (acabei de trazer as fotos
reveladas do laboratório há pouco)as partes claras da fotografia, as mais
iluminadas, saíram sobreexpostas. O que devo fazer para evitar esse
desagradável efeito? Imagino que seja, obviamente, fechar ainda mais, para
2.8, ou aumentar a velocidade, para 125. O ponteiro do fotômetro, neste
caso, ficaria ainda mais baixo no visor. Os pontos mais escuros da
fotografia ficariam muito pretos, se tivesse usado uma abertura menor? Para
fotografias a contraluz devemos fechar sempre mais do que indica o
fotômetro? Se alguém puder me dar um toque quanto a esses detalhes, estou
aguardando respostas.
Outra coisa: paguei quase 24 reais para revelar 24 cópias em preto e branco
de um filme Neopan 400 da Fuji. Achei muito caro. Estou errado, o preço
gira em torno disso mesmo?
Valeu,
TONI

< This message was delivered via the Olympus Mailing List >
< For questions, mailto:owner-olympus@xxxxxxxxxxxxxxx >
< Web Page: http://Zuiko.sls.bc.ca/swright/olympuslist.html >